<27 de jan. de 2009

Em tempos de Oscar

Pois, é férias sempre proporciona ampliar um pouco os horizontes cinematográficos, pelo menos no meu caso. EU que estou sempre em um artigo e outro, as vezes respirar cultura "util" pode ser mais sociavel. Além dos filmes, neste último mês consegui ler três livros (que não de amamentação e de direito) e assistir alguns filmes que valem apena, coisa rara ultimamente

Menino de pijama listrado
A sinopse do filme vc pode conferir aqui . A primeira vista parece apenas, mais um filme que trata do assunto de judeus, nazismo e campos de concentração. Mas é apenas um ledo engano. Um filme sensível, que mostra a visão de um garotinho diante de um pai do auto escalão de Hitler. Até onde pode ir a ingenuidade de uma criança? Qual é o grau de compreensão de uma criança em uma situação como aquela? Até onde tudo isso pode ir? A simplicidade de duas crianças é surpreendente, como o final deste filme!



Ensaio sobre a cegueira
ok, ok é simplesmente chover no molhado. Livro absolutamente comentado, filme absolutamente comentado. Seja pelas exigências feitas por Saramago, seja pela forma tão delicada da intepretação da atriz principal. Altamente badalado o filme ele tem site e blog. Mas não esta concorrendo, lógico, ao Oscar. Nós assistimos mais há mais ou menos um mês, e ainda estou pensando no filme. O que mais me atraiu no filme foi sua luz altamente clara que nos cega ou nos abre os olhos, dependendo bem do seu olhar! Vale a pena assistir o filme, ler o livro, ler o blog, o site, e mergulhar neste filme. Filme de diretor brasileiro, atores de vários paises e cenas rodadas, tb, em vários paises. Mas não pensem que sairam impune depois de assistir este filme!


O Curioso Caso de Benjamin Button
Quando fomos assistir pensamos: "milhões de indicações ao Oscar o filme deve ser o máximo!". O filme não é ruim, mas é muito, muito comerciavel. Segue a mesma linha de Forrest Gump, pois o roteirista é o mesmo, confiram a sinopse aqui. Um filme mais "escuro" que o Forrest, mais sombrio, até. Mas bem fantisioso. Lógico que vale a pena pois O Brad Pitt, realmente é lindo! Quando terminou o filme nos olhamos e dissemos: Só isso?

Marcadores: ,

6 Comments:

Blogger thais said...

ahhhhhhhhh, que saudades do cinema.....

12:54 PM  
Blogger Mariana said...

É, as férias são ótima ocasião para ler e ver filmes. Quer coisa melhor do que isso?

1:06 PM  
Blogger Rosana Oshiro said...

vi ensaio sobre a cegueira ate a metade e provavelmente me falta tato para esse tipo de filme...

concordo com tudo sobre o filme do Brad...rsss

beijo

3:14 PM  
Blogger Edna Federico said...

Você tá aproveitando, hein, moça!
Vou conferir as dicas.
Beijo

8:12 AM  
Blogger renata penna said...

"menino do pijama listrado" eu li o livro, não vi o filme. mas nem tive muita vontade, confesso. achei o livro, embora não ruim, meio fraquinho, que tenta passar a ingenuidade da criança mas acabe mesmo esbarrando na simplificação do universo da criança, quando visto pelos olhos do adulto...
"Ensaio sobre a Cegueira" é bár-ba-ro, muito bom mesmo. Especialmente o Gael cantando I just called to say I love you... cena antológica!
"O Curioso Caso..." vi o trailer mas ainda não assisti, estou com vontade!!
bjocas

8:49 PM  
Blogger Rosana Oshiro said...

assisti ontem o menino do pijama listrado...
lindo, forte, emocionante...
vai ficar aqui em minha um tempão as cenas finais...

valeu a dica!
beijo

12:14 AM  

Postar um comentário

<< Home