<21 de fev de 2008

Nem rodizio melhora

São Paulo deve atingir hoje a marca de 6 milhões de veículos
da Folha Online

A cidade de São Paulo deve atingir hoje a marca histórica de 6 milhões de veículos se for mantida em fevereiro a média de 800 novos registros diários no Detran (departamento estadual de trânsito), informa reportagem de Ricardo Sangiovanni e Márcio Pinho publicada na Folha Destes, cerca de 4,5 milhões são automóveis.
A cidade conta com uma média de 2,4 habitantes por carro, número semelhante, por exemplo, ao de Paris (2,3) --com a diferença que na capital francesa, o metrô tem 199 km distribuídos por 15 linhas, enquanto São Paulo tem 61 km, em quatro linhas.
Além do crescimento nos congestionamentos --que tiveram alta nas médias diárias nos últimos três anos--, a grande preocupação é sobre o que deve ser feito para a cidade não parar.
Para o belga Jérôme Poubaix, coordenador de projetos da UITP (União Internacional de Transportes Públicos), as soluções passam por descentralizar as atividades e expandir o transporte público. "Em uma cidade como São Paulo, o congestionamento é inevitável. Se você tem casa, trabalho e lazer próximos, reduz a necessidade de viajar longas distâncias e favorece o transporte público."
Pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em alternativas para o trânsito, Alexandre Gomide diz que a idéia de primeiro melhorar o transporte público para só então pensar em criar medidas para restringir os carros, como o pedágio, é algo "que muitos políticos usam para não fazer nada".
texto:

Marcadores: ,

6 Comments:

Blogger thais said...

hum, nao adianta, né?
só se compra mais carros

beijo

10:55 AM  
Blogger lulu said...

ontem eu ouvi, de relance, uma notícia sobre isso. e uma das soluções propostas foi aumentar as vistorias. pq parece q tem muito carro velho, tipo dos anos 60, rodando por aí sem poder rodar.
eu achei uma boa, mas acho precisa ser feito muito mais que isso pra melhorar esse caos instaurado nessa cidade. beijos

11:41 AM  
Blogger Renata said...

nem me diga.
cada vez q a gente tem que sair de casa de carro é uma coisa...
deteeesto trânsito!
mas acho que o de sp, nem tem mais solução, viu?
bjo

1:54 PM  
Blogger Sabrina said...

definitivamente, "eu quero uma casa no campo".
vamos? podemos criar uma comunidade, bem longe desse caos!
beijos...

5:38 PM  
Blogger Catharina said...

Oi linda da minha vida juntamente com a Paola. Claríssimo que voce DEVE me linkar. Quero sempre estar por perto de voces.

O trânsito de SP não é pior que o de Rio. Aqui também é de doer.
SAUDADES!!!!!!!!!

8:39 PM  
Blogger Renato Bueloni Ferreira said...

Tá duro pegar o carro no final dia...só deixando a mente viajar e ficar zen.
bj

4:14 PM  

Postar um comentário

<< Home