<19 de mar. de 2007

São José


"José é um personagem célebre do Novo Testamento da Bíblia por ser o pai legal de Jesus, o fundador do Cristianismo. Pela tradição e pelas Escrituras, nasceu em Belém (Judéia) da Judéia no século I a.E.C., era pertencente à tribo de Judá e descendente do rei Davi de Israel.
Segundo a tradição, José foi designado por Deus para se casar com a jovem Maria, mãe de Jesus, que era uma das consagradas do Templo de Jerusalém, e passou a morar com ela e sua família em Nazaré, uma localidade da Galileia. Segundo a Bíblia, era carpinteiro de profissão, ofício que teria ensinado seu filho.
Segundo a Bíblia, no Evangelho de Lucas, o Imperador Augusto, ordenou um recenseamento em todo o Império Romano, que na época incluia toda a região, e a jovem Maria e seu esposo José se dirigiram a Belém, por ser esta, terra de seu esposo. Nessa época, submetido ao Império Romano, reinava na Judéia Herodes o Grande, célebre pela crueldade....
O lugar que José ocupa no Novo Testamento é discreto: está totalmente em função de Cristo e não por si mesmo. José é um homem silencioso, e pouco aparece na Bíblia. Não se sabe a data aproximada de sua morte, mas ela é presumida como anterior ao início da vida pública de Jesus. Quando este tinha doze anos, de acordo com o Evangelho de Lucas (cap. 2), José ainda era vivo, sendo que em todos os anos a família ia anualmente a Jerusalém para a festa da Páscoa. Na Páscoa desse ano, "o menino Jesus permaneceu em Jerusalém sem que seus pais soubessem", os quais "passaram a procurá-lo entre os parentes e os conhecidos" e, por fim, o reencontraram no Templo da Cidade Santa "assentado entre os mestres, ouvindo-os e interrogando-os, os quais se admiravam de sua inteligência e de suas respostas". "Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados" e Maria, sua mãe, diz-lhe: "Teu pai e eu, aflitos, estamos à tua procura", sendo essa sua última referência a José estando vivo.
São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado "protetor da Igreja universal"; por seu ofício, "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade a sua esposa, como "padroeiro das famílias", sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo." Wikepédia


Hoje é dia de São José!!!
Bom não pensem que fiquei carola de um dia para outro. Fiquei sabendo no início da segunda aula no cursinho.
É que meu cursinho mudou para o antigo colégio São José que fica na rua da Glória, centro de São Paulo.
Ai como este colégio é lindo!!!! Vou tirar umas fotos e vou postar
Toda vez que ouço algo relacionado a São José, sempre me vem a mente uma música do Chico Buarque;

"Tinha cá pra mim
Que agora sim
Eu vivia enfim o grande amor
Mentira
Me atirei assim
De trampolim
Fui até o fim um amador
Passava um verão
A água e pão
Dava o meu quinhão pro grande amor
Mentira
Eu botava a mão
No fogo então
Com meu coração de fiador

Hoje eu tenho apenas uma pedra no meu peito
Exijo respeito, não sou mais um sonhador
Chego a mudar de calçada
Quando aparece uma flor
E dou risada do grande amor
Mentira

Fui muito fiel
Comprei anel
Botei no papel o grande amor
Mentira
Reservei hotel
Sarapatel
E lua-de-mel em Salvador
Fui rezar na Sé
Pra São José
Que eu levava fé no grande amor
Mentira
Fiz promessa até
Pra Oxumaré
De subir a pé o Redentor

Hoje eu tenho apenas uma pedra no meu peito
Exijo respeito, não sou mais um sonhador
Chego a mudar de calçada
Quando aparece uma flor
E dou risada do grande amor
Mentira"

OBS: Gentem ..... alguem sabe como eu posso por só musica no blosgpot? Não quero video
OBS2: A Bia já adiantou...no blog da Ana B. tem uma foto minha de cabelo curtíssimo...confiram




imagem
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Guido_Reni_042.jpg
texto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jos%C3%A9

Marcadores: ,

4 Comments:

Blogger thais said...

ah, vai!
longe daquele jeito nem dá pra ver!

9:26 AM  
Anonymous Anônimo said...

hahaha, eu sou carola mas não cultuo santos como os católicos. Digo, só muda a visão. José foi um grande homem, sem dúvida.
quero ver as fotos da igreja sim

11:49 AM  
Blogger Alicia e Joana said...

Pois era o que eu ia dizer,adiantei,deu até vergonha...mas tá tão loooonge.
Faz um 3x4 frente,verso e lados...

8:31 AM  
Blogger renata penna said...

Você está fazendo cursinho pra que? ah, já vou lá conferir a foto, mas tem que botar uma aqui também!

9:23 AM  

Postar um comentário

<< Home