<17 de nov de 2012

Perfeição



Wikipédia: "Perfeição caracteriza um ser ideal que reúne todas as qualidades e não tem nenhum defeito. Designa uma circunstância que não possa ser melhorada ainda mais e mais.
Historicamente o termo perpassa pelo conceito de entelecheia (enteles, completo, telos, fim, propósito e echein, ter) cunhado por Aristóteles, sendo um trabalho ativo para a realização de um alvo, intrínseca à mesma coisa. Mas é também esse alvo, esse estágio em que a organização alcançou todas suas potentialidades, e conseqüentemente, alcançou a perfeição.
O conceito moderno de pefeição se origina do movimento idealista do século XVIII, e está estreitamente ligado à noção de progresso. Em Kant e seus antecessores, Christian Wolff e Alexander Gottlieb Baumgarten perfeição é uma noção de ontologia: completude como sendo uma reunião de todas as disposições sujeitas a uma unidade harmoniosa, ou ordem. O perfeito é um 'completo', um manancial de ações potenciais. Por outro lado, a perfeição é uma idéia, uma condição que não é alcançada, mas deve necessariamente ser almejada - esta é a ética do homem.
Hoje em dia na linguagem profissional, perfeição pode ser definida não como não ter defeitos. Mas sim como algo ou alguém que apresenta defeitos, mas que esses seus defeitos são ofuscados pelas suas qualidades, fazendo com que eles se tornem invisíveis aos olhos das pessoas.
Já que é impossível chegar na perfeição profissional, porque para ser considerado perfeito sem haver a possibilidade de melhoria no mercado de trabalho, deve conhecer todas as áreas e fazer um trabalho perfeito."link aqui




A perfeição


O que me tranqüiliza
é que tudo o que existe,
existe com uma precisão absoluta.


O que for do tamanho de uma cabeça de alfinete
não transborda nem uma fração de milímetro
além do tamanho de uma cabeça de alfinete.


Tudo o que existe é de uma grande exatidão.
Pena é que a maior parte do que existe
com essa exatidão
nos é tecnicamente invisível.


O bom é que a verdade chega a nós
como um sentido secreto das coisas.


Nós terminamos adivinhando, confusos,
a perfeição. 

Clarice Lispector

O que é perfeição? Para mim? É a busca incansável do ideal, do trabalho sem erros, a excelência. Mas navegando pelo conceito da Clarice, me ponho a pensar que a perfeição não é para ser buscada alcançada, a perfeição esta entre nós e nós e que não sabemos contemplar as coisas como são. Elas não precisam ser mudadas. Ser por ser apenas ja é perfeito.

Então a nossa busca neste mundo pós moderno, esta errada, não existe o controle da perfeição, só existe o ser, a coisa como é!

E pensar nisso nos gera um enorme vazio, é como dizer: pôxa foram anos e anos perdendo tempo? não havia nada a fazer a dizer ?

Eu me sinto amsolutamente aliviada, mesmo que tenha perdido muita energia!

Marcadores: ,