<22 de dez. de 2008

humanização já!


Marcus Guterman, um blogueiro do Estadão, fez um post que comenta um estudo que afirma : a maioria das pessoas é perfeitamente capaz de torturar alguém se for devidamente orientado!
Bom até ai tudo mais ou menos. Mas o estudo não para por ai, ele ainda diz que as pessoas tb são capazes de torturar se for para ganhar dinheiro ou ainda para ganhar poder!
Sabe o que eu pensei na hora, essas pessoas foram tratadas com pouco LM e muito pouca humanização , matéria na íntegra

********************************

21.12.08
Quem quer ser torturador?
por Marcos GutermanAuthor

Seção: Zeitgeist s 08:48:18.
Um estudo que será publicado em janeiro pela American Psychologist mostra que a maioria das pessoas é capaz de torturar alguém se for devidamente orientada, se ganhar autoridade ou se receber dinheiro para isso.
No estudo, 70% dos estudantes universitários que participaram da experiência aceitaram dar choques elétricos em pessoas que haviam cometido "erros", e continuaram a castigá-las mesmo diante de gritos de dor e convulsões. Os "castigados" eram atores.
Os "torturadores", mostra o experimento, não se constrangem em explicar o que estão fazendo quando questionados por uma terceira pessoa. Também não abandonam a experiência, apesar de poderem fazê-lo a qualquer momento. Ou seja, eles acreditam que estejam fazendo a coisa certa.O resultado do estudo é semelhante ao da famosa experiência sobre obediência feita em 1961 por Stanley Milgram, em Yale. Ou seja, como diz o
El País, o problema não é nem a quantidade de torturadores em potencial; o problema é a constatação de que, em mais de 40 anos, a humanidade não mudou nadinha.

Marcadores: