<4 de jan de 2007

Nancy Pelosi - faz história -

- é a primeira mulher a presidir a Câmara dos Estados Unidos
Nancy Pelosi defende o aborto e é contrária à Guerra do Iraque
da Folha online
A deputada democrata Nancy Pelosi entrou para a história americana nesta quinta-feira ao se tornar a primeira mulher a presidir a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. O Partido Democrata assumiu hoje a liderança da 110º legislatura no Congresso, após 12 anos de controle republicano nas duas Casas.
Ao assumir o cargo de oradora ("speaker") da Câmara, Pelosi, 66, chegou também ao segundo posto na linha sucessória da Presidência americana, depois do vice-presidente Dick Cheney, que preside o Senado, em caso de impedimento ou morte do presidente dos EUA, George W. Bush.Como líder da Câmara, cargo para o qual foi eleita por 233 votos entre os 435 deputados da Casa, Pelosi será o principal elo entre o governo republicano de Bush e o Congresso.Idéias progressistas.
A deputada da Califórnia, ex-líder da minoria democrata na Câmara, é conhecida por adotar posições progressistas. Em seu discurso ao assumir a liderança, Pelosi defendeu a cooperação com o partido republicano, agora minoria.
Joshua Roberts /Reuters

"Podemos pertencer a partidos diferentes, mas servimos a um só país", afirmou. Ela prometeu impulsionar uma virada na política americana, tanto doméstica quanto internacional --especialmente com relação à Guerra do Iraque.
Mãe de cinco filhos e casada com um banqueiro de investimentos milionário, Nancy Patricia D'Alessandro Pelosi ingressou no Congresso em 1987, então com 47 anos, quando venceu uma eleição no distrito oito da Califórnia, que engloba quase toda a cidade de São Francisco.Pelosi, que é de Baltimore (Maryland), adotou São Francisco, na costa oeste, de onde é seu marido, como sua casa, e é acusada por opositores de defender os valores "liberais" da cidade.O começo de sua carreira foi marcado pela oposição à China após o massacre da praça Tiananmen, em 1989. Liderança
Em 2002, Pelosi se tornou a líder da minoria democrata na Câmara e conseguiu a admiração dos colegas por sua capacidade de obter fundos e de unir os democratas contra seus rivais.Seu desafio mais importante foi a busca de um consenso contra a Guerra do Iraque, um objetivo pelo qual ainda luta. Há quatro anos, ela votou contra o uso da força no Iraque, e durante a última campanha eleitoral, afirmou que os democratas tentariam conseguir impôr a retirada gradual das tropas americanas do país árabe até o fim de 2007.Apesar de crítica da Casa Branca, ela se negou recentemente a voltar a considerar um processo que para destituir Bush.Católica mas defensora do aborto, Pelosi foi recebida hoje no Congresso por militantes católicos de oposição a ela, que traziam cartazes com os dizeres: "Você não pode ser católica e defender o aborto ao mesmo tempo".Pelosi defende também várias questões domésticas como o aumento do salário mínimo e os incentivos ficais para a educação no país.]
Gente achei o máximo!!!! Não é meu país... mas é uma conquista muito grande para nós , mães, mulheres e afins!!!!
imagem:
notícia:
OBS A ilha estava ó ótima

Marcadores: ,

1 Comments:

Blogger thais said...

ah, o máximo, mesmo!
quando eu vi a notícia fiquei que nem boba. hahahahah

9:06 AM  

Postar um comentário

<< Home